Imagem
  O Gabinete de Estudos Res Publica constitui-se como a concretização do resultado do debate acerca daquele que é um pilar fundamental da acção da candidatura Assumir Lisboa aos órgãos concelhios da Juventude Popular de Lisboa: a formação política.

  Sabendo que não há política sem metapolítica e que, portanto, aquela deve ser informada por princípios e fundamentos que norteiem a sua praxis, e tendo em especial consideração o papel que uma juventude partidária deve ter na formação dos seus militantes e simpatizantes, na preparação destes para o debate de ideias que tem lugar nos mais diversos palcos, a candidatura Assumir Lisboa pretende apostar fortemente na formação política, contribuindo para complementar a formação de indivíduos que, além de prosseguirem os seus objectivos e intentos particulares, possam entregar-se também à causa pública.

  Porque a nossa perspectiva sobre a formação política tem uma certa forma de ver a política, o país e o mundo na sua base, teremos em particular atenção a necessidade de dar especial relevo aos pilares ideológicos da Juventude Popular: o conservadorismo, a democracia cristã e o liberalismo.

  Nesta primeira fase, a nossa acção passa, desde logo, por uma forte presença na Internet, pelo que a nossa principal preocupação, por ora, se materializa na arquitectura do nosso site e na selecção dos conteúdos para o mesmo, distribuídos pelas três principais áreas do site: Literatura, Multimédia e o blog Ágora.

  • Na secção de Literatura encontram uma selecção de obras e artigos de autores clássicos, com os links para as respectivas versões disponíveis para consulta on-line. Procurámos incluir autores fundamentais para o pensamento político em geral, embora não descurando a necessidade de destacar teóricos que estão intrinsecamente relacionados com os pilares ideológicos da Juventude Popular. Desta forma, tanto encontrarão obras de Platão como de John Locke, de Aristóteles como de Michael Oakeshott, de Cícero como de Karl Popper, de Santo Agostinho como de G. K. Chesterton, de Montesquieu como de Leão XIII.

  • Na secção de Multimédia poderão encontrar vários vídeos de alguns dos autores incluídos na secção anterior, naturalmente com especial destaque para autores de referência do Pensamento Político Contemporâneo como Isaiah Berlin, Friedrich Hayek, Milton Friedman ou Roger Scruton.

  • Por último, o blog Ágora será o espaço mais dinâmico do nosso site, onde procuraremos comentar os temas que dominam a actualidade política e fomentar o debate acerca destes entre os nossos militantes, simpatizantes e demais leitores e comentadores, contribuindo desta forma para a formulação de opiniões e eventuais tomadas de posição informadas. 

  Apresentando desde já o trabalho que temos realizado para edificar o Gabinete de Estudos Res Publica, enquanto trabalhamos no planeamento de actividades que visem contribuir para a formação política dos militantes de Juventude Popular, designadamente ciclos de conferências e workshops, estamos em crer que este Gabinete será um elemento essencial do mandato do projecto Assumir Lisboa e que muito contribuirá para uma maior aproximação e interacção entre os militantes e a Comissão Política Concelhia, pelo que ficamos ainda ao vosso dispor, agradecendo desde já comentários e sugestões.

Por: Samuel de Paiva Pires

 


Comments




Leave a Reply